top of page

Como posso ajudar?

  • Foto do escritor: Natalia Nascimento
    Natalia Nascimento
  • 17 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Algo que ouço muito no consultório é que observar alguém que você ama lutando pela sua saúde mental é muito desafiador. É ainda mais difícil entender a doença mental se você não passou por isso, então você pode se sentir perdido e desamparado.

Caso você tenha chego aqui por estar passando por isso, posso te dizer inicialmente que você não precisa fazer nada demais para ajudar esta pessoa com uma doença mental que você não sabe o que fazer ou como ajudar. Mesmo se não for um profissional, educador ou especialista em doenças mentais, existem etapas que você pode seguir para se educar e apoiar seus entes queridos.


Então, o que você pode fazer para ajudar alguém com uma doença mental?

Eduque-se sobre suas doenças específicas e opções de tratamento.

Compreender a condição pode ajudá-lo a entender melhor as experiências que esta pessoa vem passando e como apoiá-los. A doença mental é real. Não é menos do que qualquer outra doença. Como sociedade, precisamos quebrar os estigmas e estereótipos.


Ofereça apoio emocional. Incentive-os a falar sobre seus sentimentos e validar suas emoções. Deixe-os saber que está tudo bem não estar bem e que você está lá para eles, não importa o que aconteça.


Ouça sem julgamento. Não tire conclusões precipitadas ou forme opiniões com base no que é dito.


Não os bombardeie com conselhos ou perguntas. As pessoas que sofrem de uma doença mental só querem alguém para ouvir, ou apenas para abraçar e chorar. É a melhor maneira de mostrar seu apoio. Apenas estar lá para eles. Basta perguntar o que eles querem/precisam.


Ofereça amor incondicional. Isso faz com que a pessoa se sinta segura e desejada, o que resulta em encontrar a força para ser vulnerável.


Ajude-os a ter acesso ao tratamento. Ofereça-se para acompanhá-los a sessões de terapia ou ajude-os a encontrar um profissional de saúde mental. Por mais que você queira, você não pode ajudar seu ente querido sozinho. Embora você possa fornecer algum apoio emocional, especialistas em saúde mental e profissionais médicos são treinados para identificar e criar planos de tratamento para todos os tipos de problemas de saúde mental.


Incentive o autocuidado. Ajude-os a priorizar as atividades de autocuidado, como se exercitar, fazer as coisas de que gostam, comer bem e dormir o suficiente.


Ser paciente. A recuperação de um distúrbio de saúde mental pode ser um processo longo e desafiador. É importante ser paciente e compreensivo enquanto seu ente querido trabalha para se recuperar.


Busque apoio para si mesmo. Apoiar um ente querido com um distúrbio de saúde mental pode ser emocionalmente desgastante. Certifique-se de cuidar de seu próprio bem-estar emocional e mental, buscando apoio de amigos, familiares ou um profissional de saúde mental.


O que dizer para mostrar seu apoio:

"Eu estou aqui por você"

"Como posso ajudar?"

“Qual é a melhor maneira de apoiá-lo?”

"Eu te amo"

“Seus sentimentos são válidos”

“Você é importante para mim”

“Posso não entender como você está se sentindo, mas você não está sozinho”


Também é importante lembrar que cada pessoa é diferente e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Mas saiba que você faz toda a diferença.

 
 
 

Comments


psi.natalianascimento.com

  • alt.text.label.Instagram

©2023 por Psicóloga Natalia Nascimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page